Nora Clitheroe dirige uma casa de alojamento em Dublin e tenta ficar longe da turbulência política que se fai sentir no país, daquela preocupa-se muito quando o seu marido Jack se junta a uma milícia de rebeldes irlandeses que luita contra os ingleses. Nora teme pola segurança de Jack e pede-lhe para ficar longe das forças rebeldes, mas ele nom só fai o contrário como ainda se torna um dos comandantes dos rebeldes.

Apenas vinte anos depois dos feitos, John Ford dirigiu este drama histórico que usa como pano de fundo a rebeliom irlandesa da Páscoa de 1916 contra as forças britânicas que governavam na altura a ilha. Mália a óptica machista própria da época e do diretor, o filme conta com o valor histórico das imagens auténticas dos acontecimentos. Terminava aqui uma trilogia que depois seria chamada de trilogia céltica, da qual fam ainda parte “The Informer” e “Mary of Scotland”, e que era marcada polas fortes convicçons do realizador. Convicçons que lhe dérom problemas com os próprios irlandeses, e com o estúdio produtor, a RKO. Ford tivo várias discussons com os estúdios da RKO Pictures enquanto produzia o “The Plough and the Stars”, principalmente depois do estúdio ter re-filmado algumhas cenas com outro realizador para aliviar um pouco a inclinaçom política que Ford lhe queria dar a esta obra, e isso levaria a que nunca mais quigesse filmar para a RKO. O filme teria assim duas versons, mas seria a dele a que seria exibida na Irlanda e em toda a Europa. 

Podes ver aqui o filme inteiro em versom original legendada em inglês: https://zoowoman.website/wp/movies/el-arado-y-las-estrellas/