Catalonia Global Institute (CGI) perguntou num dos seus últimos inquéritos quantos independentistas cataláns estám hoje dispostos a participar em açons de desobediência civil para conseguir que Catalunha seja um Estado independente. A resposta foi reveladora, um 71,3% havia suster um movimento pacífico de desobediência civil para atingir a independência.
Porém, esta vontade varia segundo a idade e a área de residência. Quanto mais nova a populaçom inquerida, mais partidária da continuaçom do Procés. Um 76% entre a gente menor de 30 anos e 71% entre a de 30 e 44. Numha divisom por zonas que compreende Barcelona cidade, a área metropolitana e o resto de Catalunha, a área metropolitana é a que se manifesta mais favorável à desobediência civil com um 77,6%. Segue-a o resto de Catalunha com um 72,5% e, por último Barcelona cidade com um 69,9%. Quanto a sexos, as mulheres som mais partidárias da desobediência civil para a independência do que os homens.
Num momento em que os partidos independentistas cataláns rachárom a sua unidade e se encontram sem estratégia nem liderados claros, o inquérito demonstra que as bases querem seguir avante mália o contexto repressivo.