Os combustíveis fósseis (carvom, petróleo e gás) som o grande pilar sobre o qual se baseia o modo de vida ocidental. Aqui estám alguns dados para ajudar a compreender por que estes recursos finitos som praticamente insubstituíveis:
1. Os combustíveis fósseis fornecem mais do 80% da energia primária do mundo, umha percentagem que praticamente nom mudou nos últimos 25 anos. Em termos absolutos, o consumo de energia fóssil nom parou de crescer nos últimos 170 anos.
2. Mais do 95% da energia utilizada no transporte de pessoas e bens provém de combustíveis fósseis: gasolina, diesel, combustível de aviaçom, gás natural, propano…
3 A agricultura industrial é totalmente dependente da energia fóssil: desde a produçom de fertilizantes nitrogenados com gás natural, passando pola síntese de pesticidas, o combustível utilizado por tratores, colheitadeiras e máquinas agrícolas, plásticos para estufas, redes, estofamento plástico, transporte e logística e embalagem do produto. Alguns autores calculárom que som necessárias de 7 a 10 calorias de combustíveis fósseis por cada caloria de alimento produzida e transportada.
4. A produçom de aço (e outros metais) em altos-fornos é produzida por carvom de coque e som necessárias temperaturas de até 1600°C. Entre o 7 e o 16% do carvom mundial é dedicado à produçom de aço.
5. Embora a tendência seja decrescente, quase o 50% das novas instalaçons de equipamentos de aquecimento ainda usam combustíveis fósseis (gás natural, aceite de aquecimento e outros) diretamente. E mais de forma indireta.
6. O carvom é utilizado em mais do 90% da produçom global de cimento para atingir as altas temperaturas de calcinaçom dos altos-fornos. Os processos alternativos baseados na eletrificaçom estám apenas em fase de pesquisa e em escala de laboratorio.
7. A grande maioria dos plásticos e polímeros som produzidos a partir de destilados intermédios de petróleo ou gás natural: som empregados em embalagens, produtos de consumo, fibras sintéticas, peças industriais, peças de construçom e muito mais.
8. A maior parte da química orgânica industrial tem a sua origem em produtos derivados do gás e do petróleo. Estes som utilizados na fabricaçom de tintas plásticas, adesivos, cosméticos, dissolventes, lacas, medicamentos, detergentes, corantes e sem esquecer os outros destilados de petróleo que som empregado para a produçom de asfalto a partir de betume, produçom de óleos minerais ou lubrificantes e ceras sintéticas. Tudo se aproveita do barril de petróleo.
9. Assim como em outros setores, a mineraçom moderna é altamente dependente de combustíveis fósseis. Máquinas pesadas e ligeiras som movidas a diesel e óleos combustíveis. Apenas o 0,5% do total está eletrificado.
10. Embora em alguns países, como a Galiza, a contribuiçom para a mistura elétrica de gás, petróleo e carvom permaneça em um modesto 23,6 %, globalmente, os combustíveis fósseis ainda representam mais do 60% da produçom de eletricidade.
Pode-se continuar com a pesca, o lazer, a indústria madeireira ou quase qualquer outro setos. Os combustíveis fósseis som a base material sobre a qual repousa o capitalismo. Mas já se ultrapassou o pico de produçom deles, por tanto eles vam ficar cada vez mais caros e difíceis de obter. Isto nom pode ser resolvido com mais tecnologia (dependente dos fósseis), nem com mais investimento (o que nom melhora o retorno energético). As energias nuclear e renováveis também nom poderam substituir completamente os fósseis: produzem menos do 10 % da energia global e apenas em forma de eletricidade.
Nom é só que deva ser substituída a correspondente eletricidade gerada por combustíveis fósseis, é que haveria que eletrificar os transportes (também o aéreo e o marítimo) os processos industriais, os altos-fornos, as máquinas ligeiras e pesadas, repensar a química industrial sintética…
Por exemplo, apostar no Hidrogeno verde nom seria tam fácil como substituir as estaçons de gasolina por “hidrogeneiras”, haveria problemas de engenharia derivados das propriedades do H2: baixa eficiência, volatilidade (perdas), reatividade química (por exemplo, com o aço), riscos de explosom, e mais.
E sem esquecer que tudo isso, sem mudar o modelo econômico baseado no crescimento, significaria continuar dobrando a economia (isto é, energia primária, recursos, poluiçom) a cada certo número de anos.
- Artigo elaborado sobre informaçom extraída da conta Los limites Del crescimento. Adaptaçom ortográfica do Galizalivre.com