Fotografía: https://www.aitoruve.com/
Sobre os enganos do capitalismo: um sistema que promete muito, mas que só gera frustraçons e decepçons. A mentira do neoliberalismo, se che vai mal é que nom trabalha-ches o suficiente, e culpa é tua. Uma mentira que pode acabar com a saúde mental de qualquer trabalhadora, pois confundes o inimigo, fam-te pensar que ti és causante do teu própio mal quando nom é assim, a culpa é dum sistema injusto no que nom todos chegamos com as mesmas possibilidades, as cartas estam trucadas.
Rapea iL: “no consentir ni asumir cual deidad al capital en esta época”, que podemos enlaçar com um tema do Nega do seu projecto Fort Apache: “los nuevos fieles son las masas de consumidores”. Assim, ante a falta de certezas da existência humana, o neoliberalismo converte-se numa nova fé na que o consumo é a forma de esquecer as penalidades da vida diária. Nom será mais lógico afrontar os nossos problemas e ir de frente contra eles?
Nom é fácil saír do esquema mental do capitalismo, pois constantemente, a todas horas, a televisom, os jornais e os nossos próprios achegados nos bombardeiam com monsergas procapitalistas e tratam-nos de tolos quando temos outras formas de ver as coisas. Cumpre, entom, ter consciência crítica e nom assumir como normais coisas que formam parte dum sistema inumano e explorador, há outra maneira de fazer as coisas. Por sorte, apesar de que o capitalismo tenha calhado na nossa mente, a sociedade galega também é exemplo, a diário, de solidariedade e apoio mútuo, valores que regem as nossas vidas e que nos fam humanos, nom meros autómatas que se movem na busca de bilhetes com os que poder mercar trapalhadas que nem nos fam falha.