O deputado Hywell Williams denunciou esta quinta-feira 11 de Julho que membros do Parlamento do Reino Unido fôrom espiados por agentes espanhóis seguindo ordens do Ministério de Exteriores de Josep Borrell, a resultas das suas ligaçons com Catalunha.

Williams, representante do partido soberanista galês Plaid Cymru, explicou na Câmara dos Comuns que o Estado espanhol realizou umha “vigilância encoberta” das atividades do comissom parlamentar sobre Catalunha, presidida por ele e composta por deputados de vários partidos. Enquanto realizava a denúncia na câmara, sentírom-se berros de “Vergonhento, vergonhento!” doutros deputados.

As provas desta espionagem encontram-se nos documentos que o Ministerio de Exteriores de Josep Borrell achegou ao Tribunal Superior de Justícia de Catalunya para justificar a clausura das delegaçons catalás no estrangeiro. Neles, fai-se referência a várias reunions reunions da comissom do Parlamento Británico sobre Catalunha.

“Este tema ainda tem muito caminho por andar”, declarou Williams. Já que também se fala de documentos oficiais da deputada galesa Elin Jones, da primeira ministra de Escócia, Nicola Sturgeon e de muitos mais entre os que cumpre salientar o próprio presidente da Câmara dos Comuns John Bercow.

Espanha tornou ontem a reforçar a sua lenda negra e o soberanismo catalám da mao de Josep Borrell e do PSOE.