Esta fim de semana coincidirom duas citas importantes para o desporto galego. Enquanto na cidade herculina se disputava o torneio ibérico de futebol gaélico, no porto moanhés de Meira celebrava-se o campeonato galego de trainheirinha.

Filhas de Breogám vencem o torneio feminino

Como peche à temporada de futebol gaélico, o sábado davam-se cita na cidade desportiva da Torre as melhores equipas da península para disputarem o torneio ibérico, prova que jogam as 6 melhores equipas.

Na categoria feminina, participam quatro equipas galegas, que se correspondem com as quatro primeiras classificadas da Liga galega, às que houve que somar umha equipa catalã e umha equipa espanhola. As Filhas de Breogám revalidarom título, e já vam 3 consecutivos, logo de jogar a final contra a equipa da capital galega, Estrela Vermelha.

Na categoria masculina participavam três equipas galegas, que também forom as três primeiras classificadas da liga galega. Porém, os jogadores galegos nom puiderom repetir a vitória das raparigas e tiverom que conformar-se com o sub-campeonato. A vitória foi para a equipa espanhola, Madrid Harps, que venceu a equipa compostelana Estrela Vermelha, club que jogou ambas finais sem conseguir nenhum troféu.

Reta final para a temporada de trainheirinhas

Enquanto na Corunha se jogava o torneio ibérico, em Moanha disputavam-se as regatas classificatórias para as finais do campeonato galego de trainheirinhas. As regatas começavam o sábado às cinco e media da tarde, com o mar completamente em calma. Para as finais do domingo apenas se classificavam as cinco embarcaçons mais rápidas de cada categoria.

O domingo, com um incomodo vento do Noroeste, vogarom-se as finais onde se cumprirom os prognósticos e as favoritas nom deixarom opçom às suas rivais. As raparigas do Náutico de Ribeira ganhavam por 6 segundo de vantagem a categoria feminina, enquanto os rapazes de Samertolomeu de Meira ganhava a categoria juvenil masculina e Cabo de Cruz fazia o próprio na categoria absoluta masculina.

O vindouro fim de semana, as três primeiras classificadas remarám o campeonato estatal que se celebrará na vila cántabra de Castro Urdiales.